segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Sobre: Cativeiro e Promessas

E ESTAS são as palavras da carta que Jeremias, o profeta, enviou de Jerusalém, aos que restaram dos anciãos do cativeiro, como também aos sacerdotes, e aos profetas, e a todo o povo que Nabucodonosor havia deportado de Jerusalém para Babilônia (Jeremias 29:1)

Eis um momento crítico nas escrituras: O Povo de Israel, que foi chamado por Deus para ser exemplo, e luz para os outros povos, para refletir a grandeza de Deus, em todas as suas obras. É levado cativo por um reinado profano como o reino de Babilônia. Como muita gente já sabe, o povo de Deus se acostumou com os costumes das outras nações vizinhas, e absorveu os cultos e os ídolos, deixando de buscar intensamente o Senhor que o libertara do Egito e passando a adora-lo como mero costume, ou somente nominalmente. A alegria deles não estava mais em Deus, que os libertou,e que os fez promessas, mas deixaram as fontes de águas vivas e passaram a confiar em obras dos homens. "Ó SENHOR, esperança de Israel, todos aqueles que te deixam serão envergonhados; os que se apartam de mim serão escritos sobre a terra; porque abandonam o SENHOR, a fonte das águas vivas".(Jeremias17:13).

Mas o Senhor não abandonou o seu povo, constantemente a misericórdia de Deus convocava homens e usava-os para proclamar arrependimento, e convidar o seu povo a voltar aos seus caminhos, e a novamente andar junto com Ele. Jeremias, Isaias, entre outros, eles clamavam e convidavam o povo ao arrependimento.
Então, o Senhor avisa-os do cativeiro, e fala que eles serão escravos de Babilônia. Podemos imaginar a reação: "Mas o Senhor, Deus de nossos pais, nos deu essa terra por herança, ela é nossa, ele não fará isso".

   [Imagine te ser tirado algo, que é por direito seu, algo que Deus te deu, algo que te trazia alegria, e que outrora te fazia lembrar das grandes obras de Deus, mas derrepente aquilo se torna em maldição por tuas más obras, e agora vais sofrer por causa disso, mas O Senhor é o teu Deus mesmo no cativeiro, ele nunca te desamparou, nem vai te desamparar, ele te fará crescer mesmo no cativeiro e vai te ensinar, e te aproximar d'Ele. Se estás sendo levado cativo, ou te sentes assim, mais do que nunca aproxima-te do Senhor, talvez seja esse o objetivo do cativeiro. "É melhor deixar qualquer coisa, por Deus do que deixar Deus por qualquer coisa."]



Deus fez isso: "Porque o Senhor corrige o que ama, E açoita a qualquer que recebe por filho"(Hebreus12:6).
Sabe, Deus não privou o povo de Israel de sua terra para deixa-los pior, ou puni-los por mero capricho, ele pensou em todo o tempo na sua reconciliação com Ele, O Senhor é um Deus de amor, e um Deus de relacionamento. E se importou o tempo todo com o seu povo.
Assim diz o SENHOR dos Exércitos, o Deus de Israel, a todos os do cativeiro, os quais fiz transportar de Jerusalém para Babilônia:

Edificai casas e habitai-as; e plantai jardins, e comei o seu fruto.

Tomai mulheres e gerai filhos e filhas, e tomai mulheres para vossos filhos, e dai vossas filhas a maridos, para que tenham filhos e filhas; e multiplicai-vos ali, e não vos diminuais.(Jeremias 29:4 - 6)

Para não pensarmos que o tempo em Babilônia foi improdutivo, o profeta Daniel viveu nesse tempo, chegou por la ainda um jovem, abençoou, foi abençoado, conheceu a Deus e fez pessoas conhecerem a grandeza de Deus, tem alguma duvida? Leia o livro do profeta Daniel.


Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais.
Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.(Jeremias 29:11 - 13)     

Medite nessas palavras das escrituras sagradas, talvez elas falem mais alto ao seu coração do que qualquer grito, porque Elas são a voz de Deus. As promessas de Deus para Israel são mais do que uma porção de terra, o próprio Senhor é a sua herança.


Paz,

J.Caetano Jr.








4 comentários:

  1. Muito boa a reflexão Junior.

    "Sabe, Deus não privou o povo de Israel de sua terra para deixa-los pior, ou puni-los por mero capricho, ele pensou em todo o tempo na sua reconciliação com Ele". Concordo plenamente. Deus é Amor. E Ele sempre visará a reconciliação com o Seu povo. Deus te abençoe amigo.

    ResponderExcluir
  2. junior, tu é mt inteligente *o* shushushsuhdss, parabens ae \o

    ResponderExcluir
  3. Deus é muito miséricordioso, irmão!
    amém por isso!
    por que este povo assim como nós não mereciamos se quer o Perdão do nosso Deus!
    mais ele é Justo e compassivo!

    Orlane akii!

    Visita o Blog da minha Igreja
    www.jovenseadolescentesippi@blogspot.com

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade... Não paga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...