segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Sobre: Amputações, serpentes e ídolos

 "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos." (1Jo 5:21)

Existe uma passagem bíblica que me chamou a atenção da primeira vez que eu li. E me surpreendeu, de fato é uma passagem incomum. No antigo testamento, enquanto Israel andava no deserto uma praga de serpentes venenosas, enviadas por Deus atacou o povo que murmurava. Havendo arrependimento, o povo clamou a Deus, que providenciou livramento:


·NÚMEROS  (cap. 21)·
"Então disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá.
Fez, pois, Moisés uma serpente de bronze, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia."

Deus providenciou a cura para o povo de uma maneira inesperada. Ele deu um amuleto, totem ou sei lá o que se chama aquilo. Mas a serpente de bronze era um instrumento de fé e cura.

O complicado, é que depois de um tempo a bênção que o Senhor providenciou, foi mal utilizada. A serpente, que era um sinal da cura de Deus, se tornou um ídolo. E a coisa foi tão intensa que somente uns séculos depois, na reforma de Ezequias o culto à serpente de bronze foi exterminado.

·II REIS  (cap. 18 - 4)·
"Tirou os altos, quebrou as colunas, e deitou abaixo a Asera; e despedaçou a serpente de bronze que Moisés fizera (porquanto até aquele dia os filhos de Israel lhe queimavam incenso), e chamou-lhe Neüstã."

Nossa, que absurdo! Pode até soar absurdo pra nossa geração, mas ela faz a mesma coisa. Em todo tempo. O tempo todo transformamos as bençãos de Deus em ídolos. Tudo por culpa de uma mentalidade não transformada pela graça e deturpada pela nossa natureza, onde todas as coisas giram em torno de nossos planos e vidinhas medíocres. 

Temos a capacidade de por egoismo, utilizarmos os dons de Deus e presentes que Ele nos deu para engrandecimento de seu nome, para 'sairmos bem na fita'. Engrandecimento da própria imagem. Marketing pessoal. Isso é realidade, basta reparar na quantidade de popstars gospel que existem desfrutando da fama que seria de Deus.

Levantamos as serpentes dos nossos prazeres e acendemos incensos. Louvados sejam "eus". Todas as vezes que esquecemos o cristocentrismo, nós colocamos outras coisas no lugar de Deus. Assim nos tornamos materialistas, egocêntricos, egoístas, mesquinhos, bajuladores, mal educados, beberrões e caluniadores. Esquecemos então o proposito real de todos os dons e presentes. Glorificar a Deus.

Mas: 

"Se, pois, a tua mão ou o teu pé te fizer tropeçar, corta-o, lança-o de ti; melhor te é entrar na vida aleijado, ou coxo, do que, tendo duas mãos ou dois pés, ser lançado no fogo eterno.

E, se teu olho te fizer tropeçar, arranca-o, e lança-o de ti; melhor te é entrar na vida com um só olho, do que tendo dois olhos, ser lançado no inferno de fogo." 
(Mt:18-8, 9)

Em outras palavras. É necessário ter a coragem de remover um membro para exterminar os ídolos que elegemos. Essa é a ousadia necessária para remover o egoísmo e colocar Deus no seu lugar devido. Deus nos dê esse amor por Ele, e essa ousadia. Amém.



Paz,
J. Caetano Jr.






Um comentário:

  1. que todas as nossas bençãos recebidas seja pra glorificar a Ele. "pq dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas".

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade... Não paga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...