terça-feira, 22 de março de 2011

Gerador de Azedume

Falando sobre plena satisfação. Pra começar, nós normalmente somos seres insatisfeitos, sempre buscando algo pra satisfazer desejos, ou vontades. Estamos sempre atrás de alguma atividade, Hobbies, esporte , religião, crença, filme, jogo, aparência, roupa, ou seja lá o que for, que nos torne de alguma forma, completos, ou pelo menos, satisfeitos.

A biblia diz que: "Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém."(Rm.11:36). E se Ele é o Alfa e Ômega, todas as coisas tem inicio nEle, e seguem para Ele, só temos plena satisfação nEle, e completa realização. Com isso conseguimos compreender porque somos tão insatisfeitos da vida.

Alguns podem ler uma coisa dessas e dizer: "Nada a ver, sou satisfeito do jeito que sou, tenho meus objetivos, concluirei meus objetivos e serei feliz.". Esse é o grande ponto. Todos temos planos, e sonhos e alguns quando se realizam são deixados de lado como se nunca tivessem sido desejados. É como aquela roupa que você sempre quis, e depois de comprar, você olha pra ela e diz: "poxa, mas eu quero mesmo é aquela outra.", ou como um veículo, que se olha e diz: "Mas quando eu terminar de pagar esse quero aquele outro mais caro.", e é assim que funciona. 

Enquanto nos empenhamos em buscar sem cessar novas realizações, temos a mente ocupada. Ocupada demais pra buscar a Deus. E nem sentimos que como diz o autor de Eclesiastes: "...é correr atrás do vento."
Vamos analisar então, a vida de alguém que conseguiu realizar tudo o que quis, conquistar todos os objetivos, foi rico e próspero, sábio e inteligente, e teve todas as mulheres que quis. Ninguém mais do que Salomão. Foi rei de Israel, herdeiro de Davi, possuiu e acumulou riquezas "Assim o rei Salomão excedeu a todos os reis da terra, tanto em riquezas como em sabedoria."  (I Reis 10 : 23), e também "E tinha setecentas mulheres, princesas, e trezentas concubinas; e suas mulheres lhe perverteram o coração."  (I Reis 11 : 3).

Salomão foi o homem que teve tudo para ser feliz, e ser plenamente satisfeito, segundo o conceito secular de satisfação e realização. Contudo ele escreveu em seus últimos dias de vida, que "...tudo é vaidade, e desejo vão "E olhei eu para todas as obras que fizeram as minhas mãos, como também para o trabalho que eu, trabalhando, tinha feito, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito, e que proveito nenhum havia debaixo do sol. (Ec.2:11). 

Para aqueles que nunca conheceram a Palavra e que crêem que as realizações são o sentido de sua existência, é de se esperar que aja sempre algo a mais para buscar. Mas para aqueles que se tornam conscientes de que Deus, na pessoa de Jesus Cristo é o único caminho, é a única realização e a vida, é de se esperar que estando ausentes de Deus, fora da vontade de Deus, se sintam como quem corre atrás do vento.

Por isso, alguns se tornam "azedos", "ácidos", sempre reclamando da vida, sempre se queixando de tudo e de todos. De que se queixa, pois, o homem vivente? Queixe-se cada um dos seus pecados.Esquadrinhemos os nossos caminhos, e provemo-los, e voltemos para o SENHOR.
(Lm.3:39, 40).

O Pecado é o gerador de azedume. É o que nos deixa separados de Deus, e não só separa, mas deturpa, destrói, nos torna cada vez mais diferentes de Deus e indiferentes ao plano de Deus. Leia com atenção esse texto:
Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e não caiu, porque estava edificada sobre a rocha.
E aquele que ouve estas minhas palavras, e não as cumpre, compará-lo-ei ao homem insensato, que edificou a sua casa sobre a areia;
E desceu a chuva, e correram rios, e assopraram ventos, e combateram aquela casa, e caiu, e foi grande a sua queda.
E aconteceu que, concluindo Jesus este discurso, a multidão se admirou da sua doutrina;
Porquanto os ensinava como tendo autoridade; e não como os escribas.
        (Mt.7:24-29)
Não é pecado ter sonhos, ou objetivos na vida. Pecado é fazer desses sonhos e objetivos o seu tesouro escondido, é trocar o reino de Deus e as maravilhas que Ele oferece, por um tesouro corruptível. Porque aonde está o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração. Não queira provar de tudo para poder quebrar a cara e perceber qual é o único caminho. Somente n'Ele temos plena satisfação.
Medite em Mateus 13:24. Ele nos convida ao arrependimento.


Paz, 

J.C.Júnior

2 comentários:

  1. Mt.7:24-29 -> lá na igreja é o trecho mais comentado, sério. Lembrei de:

    Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 1 Coríntios 10:23

    Acontece que o mundo acha qualquer coisa pra te tirar de perto de Deus. Temos, como cristãos e conhecedores da palavra, lembrar a todo momento que não vivemos a favor desse mundo. E procurar sempre buscar o único caminho que é verdadeiro e concreto, o que Deus nos destina.

    ResponderExcluir
  2. Nao sou cristã nem nada. Mais li esse texto, e achei mto interessante.

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade... Não paga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...