quinta-feira, 16 de junho de 2011

Desabafo


Existem pensamentos que martelam na cabeça durante tempos na sua vida. Daí, paramos pra conversar com um amigo, e percebemos, como muita gente também pensa parecido, ou pelo menos enfrenta os mesmos conflitos. Não estruturei nada, não gosto de escrever assim. Mas peguei um papel e escrevi. Pensamentos soltos, medos, conflitos, sentimentos, minha esperança e confiança.

Acumulo besteira, muita besteira. Consigo falar besteira, pensar asneira, escrever o que não quero, e não agir como quero.

É incrível como essa máquina de sentimentos, sensações, reações e equações orgânicas. Consegue ser complexamente volúvel e estúpida.

Não entendo de sentimentos. Como um rato de laboratório que não entende a seringa que o perfura, sempre injetando substâncias diferentes, causando reações diferentes. E sei que os sentimentos também não me entendem. Não sei porquê essas coisas são necessárias, mas isso é o que me faz humano.

Pensamentos profundos? Alguém já pensou a mesma coisa. O novo não existe. A novidade é uma mera repetição com roupagem diferente. Conflitos? Se nunca teve, não é gente.

Mas sinceramente, eu consigo entender uma coisa. Olhando toda a complexidade e perfeição visivelmente bagunçada. Somos perfeitos arquivos corrompidos. A obra das mãos perfeitas, bagunçadas pelo ego, induzidos a se sentirem deuses, pela malandragem de Morgoth*, Satanás.  Corrompidas. A queda da criação. Por isso ela hoje geme! Contorce-se em dores. Reclama todo dia, põe a culpa de sua agonia nos outros.

"Miserável homem que eu sou! quem me livrará do corpo desta morte?"(Romanos 7: 24)

Fugazes, torpes, ébrios, tolos, egoístas, cheios de vazio. Uma obra que tenta tornar-se independente, ou se restaurar sem conhecer o projeto original. É absolutamente impossível!
Liberdade? Nós nos fizemos escravos do próprio sistema. Até que Ele nos liberte desse tabernáculo terreno**. O primeiro passo já foi dado, e não foi nosso. Ele se propôs a consertar a obra que se quebrou, e disse que tudo vai mudar. Um dia.

Loucura? Loucura mesmo é acreditar que toda a beleza da complexidade, natureza, DNA, informação e inteligência, vieram do nada e terminarão em nada.

O esboço de um desenho é complicado, feio e defeituoso. Não para o desenhista. O esboço há de ser aperfeiçoado, e “... aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até ao dia de Jesus Cristo”(Filipenses 1:6)

Nós recebemos salvação por meio da graça, não por obras. Somos aperfeiçoados por fé, não por esforços. Temos esperança e fé, que somente Cristo nos pode remodelar ao projeto original. Sabemos disso por meio das escrituras. Somente para glória de Deus.

Algo que me consola, é que a agonia da criação há de terminar. Mas não somente isso. O que me consola, é que sentir o peso do pecado, do conflito, da guerra interna, tipo Hulk e Bruce Banner disputando o mesmo espaço, é na realidade a fronteira entre a degeneração e a regeneração. É o reconhecimento do erro. A busca pela mudança.

É o caminho da santificação. Basta continuar firme na esperança na fé e no amor. Que Cristo guie nossos passos. E a todos que desejam seguir a vereda dolorosa da cruz.
“Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.”(1Corintios13:10)


*Personagem fictício criado por J.R.R.Tolkien - O Senhor dos Anéis. Significa “O Sinistro Inimigo do Mundo”. Obs. Satanás não é fictício.
**Referência a 2°Corintios5:2


Paz,
J.Caetano Jr.

Um comentário:

  1. Por ser um desabafo em retalhos, as vezes fica difícil saber onde vc quer chegar com algumas frases...mas é isso: "nem tudo precisa ser entendido, faz parte"...kkk

    ass. Pablo Melqui

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade... Não paga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...