quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Amor

Amor que traz guerra

Por Séculos o ser humano tentou alcançar uma sociedade perfeita, o desenvolvimento das ciências, das artes, arquitetura e meios de subsistência foram tentativas vãs de alcançar a paz e o equilibrar a sociedade em que viviam. Ao invés disso as guerras tomaram lugar de destaque, pelo egoísmo e pela ambição. Civilização contra civilização, militarização e mortes, o homem que buscava paz alcançou guerra, destruindo vidas.
A filosofia de alguns diz que o conhecimento é o caminho, o Tao, e de outros diz que a convivência equilibrada se alcança por meio da moral. Na civilização hebraica foram estabelecidas leis morais e cerimoniais, das quais Moisés fora o mediador, entre Deus YAHWEH e o povo hebreu. Ainda assim as leis morais não fizeram com que o povo alcançasse perfeição, não por serem ineficazes, mas por jamais terem sido vividas na integra Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos.” (Tiago 2: 10).

Certa vez, uns mestres da lei perguntaram a Jesus qual era o grande mandamento:  “E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.” “Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas.”(Mateus 22: 37, 40). Mas falar de amor de maneira generalizada acaba por ignorar algumas coisas, e considerar tudo que achamos bom como sendo amor. Acontece que o amor bíblico entra em confronto direto com a maneira de viver do nosso mundo, e apesar de querer paz e salvação a todos os homens, propõe um estado de guerra. O capitulo 10 de Mateus explica bem esta situação: “16. Eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; 34. Não cuideis que vim trazer a paz à Terra; não vim trazer paz, mas espada”.

Uma das características do amor cristão esta descrita em 1corintios 13: 6: “Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade”, e isto é um contaste com o que é observado na nossa sociedade. Não rejeitando de forma alguma os princípios morais do antigo testamento e pondo em prática a misericórdia, a caridade, o perdão e o zelo pela santidade de Deus.

Entendendo essas coisas e observando a perfeição da proposta do amor de Jesus, questiono: O meio em que vivemos deveria ter sido transformado por esse amor. Como, em dois mil e poucos anos nossa sociedade só piorou? Como depois de conhecer que o amor é a chave, a porta do equilíbrio social continua fechada e lacrada com cadeados de injustiça? Foi profetizado: "E, por se multiplicar a iniqüidade, o amor de muitos esfriará." (Mateus 24: 12).

O evangelho é Dunamis*, poder pra transformar vidas e impactar a sociedade, segundo o próprio Jesus é o caminho, a revolução, a cura, a saída desse mundo corrupto. The Cristian Way of life**, não é um estilo de vida confortável, e não promete em momento nenhum um mundo perfeito, nem a regeneração da sociedade; tem sim sua influencia positiva sobre a sociedade, mas o sistema do mundo está condenado, ele jaz no maligno. Com isso deve-se entender que o plano de Deus para o homem esse sim, é perfeito, e visa muito mais do que uma sociedade equilibrada e saudável (humanamente falando). A revolução do amor de Cristo chama-nos para fora de um sistema corrompido para entrar na causa do reino de Deus. Que é muito maior do que qualquer promessa de sistema de governo passageiro. É a eternidade na presença de Deus. Essa deve ser nossa Esperança. "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." (Romanos 14: 17), "Respondeu Jesus: O meu reino não é deste mundo; se o meu reino fosse deste mundo, pelejariam os meus servos, para que eu não fosse entregue aos judeus; mas agora o meu reino não é daqui." (João 18: 36)

O amor e a humildade de Cristo ainda são impactantes. Não somente pelo alto conhecimento que possuía, mas por abraçar uma causa e fazer dela sua vida, negando suas próprias vontades e confortos: “As raposas têm covis, e as aves do céu têm ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.” (Mt. 8: 20) em contato com o Pai e em amor a Ele, para que o amor do Pai pudesse ser manifesto ao mundo. Essa era sua causa, sua vida e sua morte.  

Então esse é o objetivo da revolução do amor, da guerra pelo amor. Fazer com que o amor e a glória de Deus sejam conhecidas, e salvar aos que se encontram aflitos e sobrecarregados. Reconciliação.

A guerra contra o sistema um dia vai acabar, o cordeiro vai voltar para colocar as coisas nos eixos, mas enquanto isso “Saiamos, pois, a ele fora do acampamento, suportando a desonra que ele suportou.” (Hb13:13). Para que a revolução do amor alcance tantas outras pessoas que assim como eu, precisam de arrependimento e do lavar regenerador do Espírito Santo.


*Dunamis ou Dynamis (grego δυναμις) é uma antiga palavra grega que significa "poder" ou "força”. (Fonte: Wikipédia)
**Contrariando o American Way of Life, Estilo de Vida Americano



Paz,
J.Caetano Jr.

2 comentários:

  1. Deus virou moeda de barganha entre o homem e seus próprios desejos... A humanidade deixou-se levar pela cobiça de seus olhos, é triste ser confrontado com essa realidade, pq nos atinge de forma direta! Esquecemos o princípio que rege o Reino de Deus: "Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo." (Romanos 14: 17)

    Achei muito massa a indagação acerca de porque mesmo sabendo da eficácia do amor, o amor se tornou ineficaz... (A iniquidade) Nem conhecimento, nem moral, mas o amor...

    Ideal demais? Só pra qm tá conformado...

    ResponderExcluir
  2. As dois dias atrás estive pensando em coisa semelhante.
    O que hoje nos é transmitido através dos profetas desse século, da mídia, da nossa sociedade e geração, é muito, mas muito diferente mesmo com o que vemos na bíblia como direção para nossas vidas.
    Realmente uma contramão, uma inimizade das coisas de Deus. Talvez seja essa a explicação da 'espada' trazida pelo Cristo Jesus. E não falo 'espada' com justificativa para o desrespeito presenciado por hoje entre 'cristãos' e 'não-cristãos'. Chega a ser atordoante pensar na situação que nos encontramos enquanto raça humana. Que Ele renove nossa Esperança e nos encha do Amor que cura, liberta e sara. Amém.

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade... Não paga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...