quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Virtudes



Quarta Feira, 26 de outubro de 2011

Virtudes

Tenho aprendido algumas coisas nesse período de tempo no jiu jitsu. O professor Telmo tem sido uma pessoa de muito boa influência na minha vida. Aqui tenho aprendido lições que transpassam os limites de um tatame, e a filosofia do caminho do guerreiro é algo de extremo valor. Observando uma passagem bíblica eu percebi que um determinado exército, foi movido à vitória por uma outra filosofia; ainda que não elaborada teoricamente, mas praticada com sucesso. Então resolvi examinar melhor algumas virtudes desse exército. Pra ser mais preciso, 7 virtudes, como no Bushido.
Juizes Cap. 7:1-25 e 8:1-4
Esse capitulo do livro de Juizes, conta a história de um povo que foi oprimido por outros exércitos maiores que o dele (Midianitas e Amalequitas). Contudo um homem dentre o povo foi levantado para libertar o povo da escravidão. (Aconselho ler os Capitulos 6 e 7 de Juizes, para melhor compreensão).
Algumas virtudes observadas na história da batalha de Gideão:

      
      1 -    Honra, Glória: Assim como no bushido, os homens que aqui lutavam, tinham em vista a glória; mas não de si mesmos. Por esse motivo Deus tomou para si um povo pequeno e de pouca força, porém determinados, para derrotar um grande exército.  “E disse o SENHOR a Gideão: Muito é o povo que está contigo, para eu dar aos midianitas em sua mão; a fim de que Israel não se glorie contra mim, dizendo: A minha mão me livrou.” (7:2)
      
    2 -  Coragem, Ousadia: Os homens selecionados para vencer na batalha foram os corajosos, por isso os tímidos e covardes foram dispensados; 22 mil, restando somente 10 mil. Agora, pois, apregoa aos ouvidos do povo, dizendo: Quem for medroso e tímido, volte, e retire-se apressadamente das montanhas de Gileade. Então voltaram do povo vinte e dois mil, e dez mil ficaram.”(7: 3)
      
     3 -  Disciplina, Educação: Dentre os 10 mil que restaram, somente 300 homens não se jogaram de joelhos desesperados por água, como mortos de sede. A atitude de beber água abaixando-se e levando a água à boca com a mão, foi considerada por Deus como um sinal de vigilância e educação.  “E fez descer o povo às águas. Então o SENHOR disse a Gideão: Qualquer que lamber as águas com a sua língua, como as lambe o cão, esse porás à parte; como também a todo aquele que se abaixar de joelhos a beber. E foi o número dos que lamberam, levando a mão à boca, trezentos homens; e todo o restante do povo se abaixou de joelhos a beber as águas.” (7: 5 e 6)
       
      4 - Confiança: Os 300 homens restantes, não temeram enfrentar os grandes exércitos, porque confiavam em seu líder e que Deus estava com eles. ”Pelo Senhor e por Gideão!” “E os midianitas, os amalequitas, e todos os filhos do oriente jaziam no vale como gafanhotos em multidão; e eram inumeráveis os seus camelos, como a areia que há na praia do mar.”(7:12)
       
       5 -  Fé: Ainda sabendo que estavam em pequeno número eles acreditaram firmemente que a estratégia de Deus (Apesar de parecer absurda), seria suficiente para a conquista. “Então dividiu os trezentos homens em três companhias; e deu-lhes a cada um, nas suas mãos, buzinas, e cântaros vazios, com tochas neles acesas.”(7:16)
       
     6 -  Unidade na Estratégia: Gideão articulou os 300 em 3 grupos para que agissem simultâneamente, em unidade, com sincronia e estratégia. “E disse-lhes: Olhai para mim, e fazei como eu fizer; e eis que, chegando eu à extremidade do arraial, será que, como eu fizer, assim fareis vós.”
    
    7 -   Perseverança: Após o sucesso da batalha, ainda assim eles perseguiram seus inimigos apesar de cansados, pois eles vivos representavam o risco da nação voltar a ser oprimida. E, como Gideão veio ao Jordão, passou com os trezentos homens que com ele estavam, já cansados, mas ainda perseguindo.”

Então, vendo isso, conscientizo-me da necessidade da disciplina, em todas as áreas da minha vida e espero que algumas coisas sirvam de lição prática na vida, no tatame, e além da vida. Que Deus seja conosco em todas as nossas batalhas; pois ainda que eu tenha tudo isso, e alcance toda a glória pra mim mesmo, perderei a maior das batalhas e guerras. Minha própria vida.



Paz,
J.Caetano Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade... Não paga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...