terça-feira, 28 de agosto de 2012

Meus heróis


Existem heróis e Heróis. Mas meus Heróis não são incomuns, não são semideuses nem descendentes de gigantes. Não tem grandes nomes. No máximo carregam um Silva, um Santos ou um Nascimento. Nas narrativas históricas, talvez eles permaneçam anônimos. Mas sempre serão lembrados pelos que os conheceram.
Meus Heróis não estão em filmes de Hollywood, não estão em gibis, nem usam roupas elaboradas com ‘S’ de Super. Aliás, eles nem são super-heróis, são apenas Heróis. Não andam fantasiados. Pelo contrário, conhecê-los de perto me faz ver que eles são tão humanos quanto eu. Sem máscaras, sem esconderijos e sem fingimentos.

Meus Heróis usam roupas comuns e repetidas, bermudas e camisetas rasgadas, fardas, uniformes escolares. Nada que os caracterize como heróis. Mesmo assim são pra mim. Eles tropeçam nos móveis da casa e batem com o dedo mindinho, levam topadas, caem, lesionam os dedos das mãos e sentem dor nas articulações. Mas são meus heróis.  

Meus Heróis não têm a vida ganha. Eles acordam todos os dias para conquistar. Acordam cedo para trabalhar e dormem tarde para estudar. Levantam com sono para a batalha e não dormem dando plantões. Meus Heróis trabalham comigo. Eles são meu exemplo. Eles têm as mãos calejadas e os dedos queimados nas panelas da cozinha. Eles derramam sangue no chão da oficina. Eles enfrentam a preguiça e a vencem.
Meus Heróis falham em imitar ao único Herói perfeito chamado Jesus Cristo, eles pecam, mas seguem seu exemplo e nunca desistem de tentar ser como Ele. Por isso são Heróis. Eles compartilham comigo suas dores e alegrias. Seus medos. Sabem abraçar-me docemente, e quando necessário sabem tratar-me com dureza. Eles preferem me dizer as mais amargas verdades do que me oferecer as mais doces mentiras.

Meus Heróis sabem que são limitados, sabem que os atletas são treinados para não falhar. Mas compreendem que atletas são humanos, e humanos falham. Por isso treinam como não humanos. Sabem quando precisam descansar e quando precisam ir além de seus limites. Meus Heróis crêem além do que se pode ver e conquistam além do que se possa imaginar.

Meus Heróis são todos aqueles com quem eu convivo e vejo as lutas. Aqueles que, de tão próximos me fazem participantes de suas vidas. Aqueles por quem eu oro. Aqueles que oram por mim. São mais do que simplesmente Heróis. São meus irmãos. Minhas irmãs. Minha família. Eles são os meus Heróis.   


J.Caetano Jr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade... Não paga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...