sábado, 17 de novembro de 2012

A ilusão do sonho

Calma pessoal. Nada contra sonhos, nada contra idealizações, muito menos contra coisas aparentemente inalcançáveis. Também sou um sonhador como muitos que conheço. O sonho é bom, motivador e como a paixão, o sonho tem a característica de tirar nossos pés do chão e nos levar a patamares surreais. [Ual, senti profundidade nisso]. Sem a idealização não seria possível a realização, poucas coisas grandiosas são feitas sem planejamento prévio. Mas até que ponto sonhar é saudável? Qual o limite da idealização? Existe um limite?

Se sonho, logo idealizo. Mas talvez não tenhamos ideia do quanto nossa visão de mundo é influenciada por ideais externos. O que entendemos como perfeição é tangível?

Muitas perguntas e poucas respostas. Mas compreendo que o limite da idealização é o real. E o real nem sempre é tangível. Logo, é possível sonhar com o impossível, mas com os pés no chão. Nem sempre o impossível nos é possível  [Variáveis, muitas variáveis.] Nossa realidade não é estática, existem regras e leis, mas não para a nossa vida privada. O que pode se realizar para alguns pode não se realizar para outros, e não cabe a mim dizer se isso é obra do acaso ou projeto divino. 

Então sonhe! Idealize! Mas tenha paciência. O sábio de Eclesiastes entendeu bem isso: "TUDO tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu."[Ec.3:1] Sua história não é igual a de ninguém. Nem sempre todo  esforço do mundo vai realizar o maior sonho do universo, mas não custa nada tentar. Ou melhor, fazer o possível, pois quem sabe até onde se estende o seu possível?!

Ser platônico nem sempre é legal. As formas ideais estão nas ideias e não na realidade em que vivemos, então é melhor desistir de algumas coisas. O perfeccionismo é como o sal, é bom na quantidade certa. Faz até bem, mas pode prejudicar em grande quantidade. "Então, por isso viva e deixe viver". 

Enfim, não quero fazer do blog um diário. Mas a palavra de ordem é essa, entregar nas mãos de Deus o que se sonha, sonhar com os pés no chão e ter paciência. Sem muitas palavras.

Paz, 
J.Caetano Jr.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fiquem a vontade... Não paga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...