terça-feira, 24 de maio de 2011

Escondendo-se


Esconder-se é um ato de se refugiar de algo em algum lugar, logo, se alguém se refugia é por que se sente ameaçado, ou simplesmente almeja algum descanso. 


Quando eu era muleque, que brincava de esconde-esconde, meus esconderijos apesar de criativos, eram trabalhosos e normalmente ineficazes, eu era descoberto, e na maioria das vezes eu ficava no lugar errado da hora errada. E o que acontece com nós humanos é basicamente isso, ficamos no lugar errado da hora errada. Quando Adão comeu do fruto, que pecou, e Deus o chamou, e a reação tanto de Adão quanto de Eva, foi de esconder-se.

Vergonha, medo, dor, tristeza, pecado, solidão ou decepção. Independente do que seja, algum dia acabamos, tendo vontade de nos esconder. E com certeza essa vontade de esconder-se vem quando estamos sós. Ainda que rodeados de pessoas, nos sentimos sós. Pois falta algo, nos sentimos acuados ou cansados, desprezados ou até desesperados. E nessas horas (isso é regra), sempre se busca um esconderijo. 


Alguns escondem-se bebidas (bebem pra esquecer os problemas), outros afogam-se em jogos eletrônicos (conheço um caso), tudo varia de pessoa, personalidade e vicio, mas a realidade é que nessa hora, a lucidez passa longe das cabeças, e se faz muitas coisas, como uma pessoa que desesperadamente foge de cães ferozes.


Na bíblia existem casos em que grandes pessoas sob circunstâncias variadas, ficaram sós, e se esconderam; Como Elias que acovardou-se e entrou numa caverna (1Reis19:9), ou Jacó que sob pressão e com medo do irmão, foi deixando os outros andarem até ficar sozinho (Gênesis32:24). E esse é o grande ponto! Ficar só!

Sozinhos, os homens podem encontram-se com Deus, mas a grande questão é buscar o esconderijo certo. Pois na hora em que não podemos contar com ninguém, em que o desprezo grita alto em nossos ouvidos, de forma que até a mais leve aflição parece um rolo compressor. Podemos nos ausentar do mundo por meio de uma realidade virtual, ou deixar a mente mais leve por meio da química, quem sabe até nos flagelarmos pela culpa, ou detonarmos algo pela ira; contudo, o fato de explodir ou abafar a situação, não vai mudar nada.

Nesses momentos o Senhor é um esconderijo mais que correto, mais que seguro e infinitamente mais que desejável. Jacó encontrou Deus quando se escondeu. Na tristeza o Senhor o transformou, de trapaceiro (Jacó) a principe de Deus (Israel). E Elias ouviu a Deus e recebeu uma injeção de ânimo. Os salmos descrevem Deus como refúgio e fortaleza (Salmo91) e chama seus altares de amáveis (Salmo84), nesse caso, escolher bem seus esconderijos pode mudar sua vida. 

Esconder-se em Deus, busca-lo como ultima esperança, não é rejeitável, nem indigno, é inteiramente e absolutamente necessário! Por que nessas horas o próprio Deus deseja estar com você, "bater um papo com o criador" quando as coisas estão bem, não tem o mesmo efeito do que quando esta tudo desmoronando sobre sua cabeça, pois nesses momentos, o próprio criador te arrasta pra debaixo de seus braços, se compadece de ti e te toma como filho querido, para te transformar. 

Portanto, escolha bem seus esconderijos,  ouça os conselhos das pessoas certas que te dizem: "ele tá te esperando, vai lá, vai bater um papo com o criador". Não perca seu tempo se escondendo de si mesmo e de Deus, senão nada vai mudar. Esconda-se nEle, refugie-se nEle, agora mesmo se necessário.  



Paz,
J.Caetano Jr

4 comentários:

  1. É isso ai manolo, as vezes é necessário dar um tempo da loucura da vida, fugir e se esconder, para que possamos ouvir a voz do criador!

    ResponderExcluir
  2. Realmente, Deus é o melhor esconderijo nesses momentos! Muito bom o post. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito bom...
    Esse texto é uma pura verdade!

    ResponderExcluir
  4. Deus é o nosso refúgio e Fortaleza, socorro bem presente na angustia. e é nele que devemos nos refugiar e buscar sua presença. Deus abençoe Junior, otimo o post ;)

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade... Não paga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...