quinta-feira, 2 de junho de 2011

Lição de Trânsito


Asfalto e concreto é o que se vê ao redor. Há pouco verde e pouco azul, tudo é cinzento; e as cores vivas vêm dos outdoors e anúncios publicitários. "Você pode ser...", diz o cartaz. "Você pode ter!", diz a vitrine. 

Em meio a agitação, caminham, serenos, um velho e uma criança. Uma caminhada com gosto de aposentadoria e férias escolares. Olhando para os carros, o guri quebra o silêncio e pergunta:

- Vô?! Quando eu vou poder dirigir?
Os olhos pretos do velho fitam com carinho a criança.
- Vai chegar o tempo. Diz o velho.
- Não vejo a hora de crescer. Quero ser grande pra ninguém mandar em mim.
- Não tenha tanta pressa. Quando chegar a hora que você estiver grande, vai querer ser criança de novo. Ele sorri, mexe na barba branca e curta. E continua:
- Tem umas coisas que quero te ensinar. Pode ser que você não entenda tudo mas no tempo certo vai precisar. Preste atenção, o trânsito não é tão fácil assim. Dirigir é tão dificil quanto viver.
Para ambos é necessário responsabilidade, e ponha uma coisa na cabeça. Nunca, tudo dará certo, sempre acontecerão acidentes, choques e conflitos. Porque os dois são feitos de pessoas em movimento. E pessoas sempre cometem falhas. Apesar de todo um planejamento prévio, leis e regras, alguém sempre pode machucar alguém. Pessoas erram, consigo mesmas, com as outras, e com as leis planejadas desde antes da fundação do mundo, ou do trânsito.
A individualidade, te dá a impressão de que tudo depende de você, e a direção de algo, te dá ilusão de controle. Quando na verdade, tudo depende do ritmo. Uma coisa por vez, cada tempo ao seu tempo.
É tudo uma questão de objetivos. No trânsito ou na vida, temos que ter um alvo, um objetivo maior, um lugar a se chegar.
Nesse trajeto você encontrará pessoas que têm o mesmo objetivo, com caminhos e ritmo diferentes dos seus. Alguns irão te acompanhar lado a lado por longos tempos. Outros irão passar e deixar saudades, levando um pouco de ti no coração, ou arrancando sem dó, pedaços do teu coração.
Momentos bons e ruins, tranquilidade e agitação, calmaria e aflição, saudades, grandes alegrias, tristezas e decepções. Mas nunca esqueça quem você é, e qual o seu alvo. Alguns caminhos podem parecer bons aos seus olhos, ou mais curtos, mas o seu final é morte*, não se desvie do seu objetivo. Os acidentes vão te ensinar a ter cautela, seja lúcido e vigilante. Mas sempre confie inteiramente em Deus, pois dele vem toda a habilidade.

E para concluir. Disse o velho, abaixando-se e pegando nos ombros da criança:
- Ame. Muito! E não busque seus próprios interesses, pois o egoísmo, faz com que, até as mais nobres atitudes sejam mero exibicionismo.
O menino arregalou os olhos e disse em tom de dúvida:
- Preciso disso tudo para dirigir e ser grande?
E sorrindo o velho respondeu:
- Não. Vivendo você vai saber que precisa disso tudo.
- Não entendi...
- Agora não. Nesse momento, não se preocupe com isso. São apenas delírios de um velho tolo.

E seguiram seu caminho. Cada um em seu ritmo, com um mesmo objetivo, bagagens diferentes, caminhos diferentes. Mas a mão pequenina, puxando a mão queimada do sol, e cheia de calos. Refletia apesar do contraste, certa união. Sabedoria à inexperiência, e inocência à experiência.
Era mais um, desses pequenos e eternos momentos, alcançados, nesse trânsito da vida. Era simplesmente a vida em trânsito.

*"Há um caminho que parece direito ao homem, mas o seu fim são os caminhos da morte."  (Provérbios16:25)


Paz,
J.Caetano Jr.

4 comentários:

  1. Muito bom o texto!
    Os caminhos mais fáceis, que dependem apenas de uma vontade humana nem sempre são certos. O grande ensinamento é viver ser ter muita pressa, viver cada dia no ritmo certo(preciso aprender isso kkk). Cada um de nós já tem uma história mesmo ainda feto, no ventre de nossas mães. Valeu!!!!

    ResponderExcluir
  2. Meu texto predileto! É viver cada dia lembrando do criador, e das suas benignidades para conosco!

    ResponderExcluir
  3. Eita...c tá pegando o jeito mermão, cada vez melhor.
    Acho q a comparação do transito e a vida muito boa. Uma aula que todos deveriam ter "Direção defentiva". Não é exatamente se defender, mas na verdade aprender a conviver (parar, dá a vez, respeitar os limites e sinais, etc.
    Enfim. acho q é por aeh.
    Aprender a caminhar o caminho

    "JESUS: Eu sou o caminho a verdade e a vida"

    Ass. Pablo Melqui

    ResponderExcluir
  4. No trânsito ou na vida, temos que ter um alvo, um objetivo maior, um lugar a se chegar.

    Muito bom!

    Vida como o transito..nunca tinha pensado dessa forma.

    Tainara

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade... Não paga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...