domingo, 1 de janeiro de 2012

Sobre: Cegueira, computadores e relacionamentos


Hoje gostaria de falar de maneira pessoal sobre um tema pessoal. Gostaria de propor um desafio. Desafiar os leitores a aderir uma nova visão; que não pode ser dada por obra humana. Uma visão radical, de um Deus pessoal.

“Apalpamos as paredes como cegos, e como os que não têm olhos andamos apalpando; tropeçamos ao meio-dia como nas trevas, e nos lugares escuros como mortos” (Isaias 59:10)


Religião. É a palavra que deve ser destacada aqui. Só é possível religar aquilo que um dia foi ligado. A bíblia nos diz: “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz,” (Efésios 2: 13-15) Em cristo está a reconciliação do homem com Deus; ou seja, em um tempo remoto, antes da queda, o homem desfrutava de um relacionamento íntimo e pessoal com o criador, podendo bater uns papos com Ele no jardim e desfrutando de sua presença. 

Podemos dizer que juntamente com o pecado da desobediência, veio também a cegueira espiritual.  Buscamos por obras de justiça, conquistar a confiança de Deus, procuramos agradá-lo das maneiras mais variadas possíveis; tentamos religar-nos a Ele pela escada instável e insegura das nossas boas obras. Não enxergamos um palmo a frente do nosso nariz, nem vemos que é esforço perdido e energia gasta, a oferta de sacrifícios religiosos forçados.

"Porque eu quero a misericórdia, e não o sacrifício; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos." (Oséias 6: 6)

Sistematização. É o que, em minha opinião, melhor define um computador. Ele é programado para responder e servir às pessoas de acordo com o que foi programado. Um computador interage, mas não se relaciona. Ele não sabe o que é se sentir rejeição ou sofrimento. Um computador não entende de amor ou de entranhável afeto.  Coisas fazem o que são programadas para fazer sem questionamentos, elas não se relacionam. E definitivamente, Deus não é uma coisa.

"E quem me vê a mim, vê aquele que me enviou."  (João 12 : 45)

Deus estava em Cristo reconciliando o mundo, Cristo veio ao mundo como a mais alta expressão do caráter divino. Pessoal. O verbo se fez carne e habitou entre os homens. Em sua divindade, Jesus expressou sua pessoalidade. Quer entender isso melhor? Leia então os evangelhos. Jesus não interagia somente, ele se relacionava. Ensinando a respeito de uma nova mentalidade, ele falou sobre nascer de novo, sobre um Deus que amou o mundo a ponto de entregar seu próprio filho (João cap. 3). Seu poder abriu os olhos de um cego de nascença (João cap. 9), e suas palavras abriram os olhos espirituais de um fariseu perseguidor da igreja (Atos cap. 9). O Deus pessoal se revelara em Cristo, e seu amor, o vínculo da perfeição, agora  é conhecido por todos aqueles que desejam.

Uma nova visão a respeito de Deus nos dá um novo sentimento a respeito de seu reino. Sua glória e seu senhorio são deleitosos, não enfadonhos e repetitivos como os sistemas de computadores humanos. É surpreendente conhecer o reino de Deus e sua Glória, sua majestade e esperança proporcionada diante das minúsculas causas, e microscópicos sonhos humanos. Estar envolvido num relacionamento com o Senhor, aceitando sua reconciliação é um privilégio incomensurável e imerecido. É Graça. "E tudo isto provém de Deus, que nos reconciliou consigo mesmo por Jesus Cristo, e nos deu o ministério da reconciliação;" (II Coríntios 5: 18)

Só pra concluir, acho que você já se sentiu só. Mais do que isso, acho que já sentiu como se todo mundo estivesse envolvido num relacionamento qualquer, e você não. Então você gosta daqueles que te cercam, faz o possível para estar com eles e ninguém te dá a mínima. Sério, me diz agora, como você se sente? Na real mesmo... Se estes que desprezam teus esforços fossem criaturas tuas, tenho certeza de que você iria ficar no mínimo irado. Como você acha que um Deus pessoal, todo poderoso, agiria tendo seu próprio sacrifício rejeitado?

Já falei demais por hoje. Essa nova visão de um Deus pessoal só pode ser concedida por Cristo e pela aceitação de seu sacrifício. Mas Deus nos deu o ministério da reconciliação, e não podemos nos calar.


“E, ainda que tinha feito tantos sinais diante deles, não criam nele; Para que se cumprisse a palavra do profeta Isaías, que diz: SENHOR, quem creu na nossa pregação?
E a quem foi revelado o braço do Senhor?
Por isso não podiam crer, então Isaías disse outra vez: Cegou-lhes os olhos, e endureceu-lhes o coração, A fim de que não vejam com os olhos, e compreendam no coração, E se convertam, E eu os cure.
Isaías disse isto quando viu a sua glória e falou dele.
Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga.
Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.”
 (João 12: 37- 43)


Paz,
J. Caetano Jr.

5 comentários:

  1. Otima reflexão Junior!!!

    "Estar envolvido num relacionamento com o Senhor, aceitando sua reconciliação é um privilégio incomensurável e imerecido. É Graça."

    É Graça mesmo!!! Relacionamento!!!! É Cristo em nós!! Que Deus continue te iluminando amigo!

    ResponderExcluir
  2. "Estar envolvido num relacionamento com o Senhor, aceitando sua reconciliação é um privilégio incomensurável e imerecido".

    e isso basta!

    ResponderExcluir
  3. Reflexão muito boa!

    "Se estes que desprezam teus esforços fossem criaturas tuas, tenho certeza de que você iria ficar no mínimo irado. Como você acha que um Deus pessoal, todo poderoso, agiria tendo seu próprio sacrifício rejeitado?"

    Vivamos cada dia mais próximos de Deus!

    Que Deus continue te abençoe!

    ResponderExcluir
  4. texto muito bom Jr.
    Destaco o uso do computador para falar de relacionamento e sobre sistematização.
    Quantas vezes somos sistemático com Deus...??

    ResponderExcluir
  5. Ai q massa!! Gostei das passagens de base, muito!!

    A mentalidade de crer que seremos retribuídos pelos nossos esforços é típico da nossa geração, é típico do ser humano, mas se realmente quisermos ser reconhecidos como cidadãos do céu, precisamos conhecer as leis que guiam a conduta de todo aquele que tem Cristo como Senhor. Porque os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros, e os que forem capazes de aceitar tal forma de encarar a vida, poderão experimentar de maneira plena da sua vontade, sempre, boa, perfeita e agradável por mais que nem sempre a mesma q a nossa!!

    Para que um relacionamento siga a diante é preciso renúncia mútua, Cristo já fez sua parte, cabe a nós tomar o seu exemplo.

    Massa a reflexão!

    ResponderExcluir

Fiquem a vontade... Não paga.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...